Um dia após admitir erros de logística, Franca volta a ter fila quilométrica em drive-thru de vacinação

Um dia após a Prefeitura admitir erros de logística na vacinação, Franca (SP) voltou a registrar fila quilométrica nas primeiras horas, desta quarta-feira (3). Muitos moradores enfrentaram desde às 5h uma longa espera para a imunização no posto drive-thru instalado no Franca Shopping.

Em nota divulgada ontem (2), a Secretaria Municipal de Saúde, reconheceu o registro de falhas estruturais e, informou que, serão adotadas todas as medidas para correções no atendimento. No entanto, não se viu mudança alguma no atendimento, exclusivo, para a aplicação da segunda dose da vacina contra à Covid 19 para os idosos com 90 anos ou mais e para os profissionais de saúde da linha de frente de combate à pandemia que teve início hoje.

Vale destacar que a vacinação começou agora a pouco, às 9h e segue até 18h, no Franca Shopping. Os idosos também podem ser vacinados no mesmo horário em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo Leporace, Brasilândia, Estação e Ângela Rosa, das 9h às 13h.

Já os profissionais de saúde da linha de frente poderão procurar as UBS do Parque do Horto, Luíza, Aeroporto I e Paulista, das 9h às 13h e no posto Drive Thru, no Poliesportivo, das 9h às 18h para a segunda dose.

Ontem, em pouco mais de 4 horas de vacinação, as doses se esgotaram e a imunização para idosos com 77 anos ou mais e de 80 a 85 anos, foi suspensa. A Prefeitura informou que a quantidade de doses enviadas pelo Estado para essas faixas etárias não foram suficientes e que assim que o município receber uma nova grade de doses, a prioridade é disponibilizar as vacinas para esses públicos-alvo.

Confira abaixo a nota da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu, do Governo do Estado, 7.919 doses de vacina contra à Covid-19, destinadas para a primeira dose da vacinação para o público-alvo estabelecido pelo Estado, desde o começo do Programa de Imunização. Esta quantidade de doses encaminhada pelo Estado é insuficiente para atender o público-alvo, que começou na faixa etária de 90 anos ou mais, depois de 85 anos ou mais, 80 ou mais e, por último, 77 anos ou mais, que é composto por 13.078 pessoas em Franca.

Comunica ainda que, a mesma situação foi registrada para a vacinação dos profissionais de saúde, cujo público estimado é de 10 mil pessoas e foram encaminhadas, pelo Estado, para o município, 8.146 doses.

Com relação ao atendimento prestado nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde reconhece o registro de falhas estruturais e, informa que, serão adotadas todas as medidas para correções no atendimento.

A Prefeitura solicitou mais doses para a cobertura vacinal do público-alvo.

A Prefeitura também decidiu que, assim que o município receber uma nova grade de doses, a prioridade é disponibilizar as vacinas ao público-alvo de 77 anos ou mais, que, pelo calendário estipulado, não recebeu a primeira dose do imunizante. Somente após cumprir a meta, a imunização será estendida para novos públicos-alvo.

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está mantido a partir desta quarta-feira, 3, A principal recomendação a essas pessoas é para que apresentem um documento pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose”.

Fotos: Palavra Franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *