Sputnik Light, versão em dose única da vacina russa, tem 79,4% de eficácia, garante fabricante
A Rússia autorizou o uso de vacina contra a Covid-19 em dose única. Chamado Sputnik Light, o imunizante produzido pelo mesmo laboratório da Sputnik V, Instituto Gamaleya, atinge 79,4% de eficácia, conforme os dados do fabricante que também atestam a capacidade da versão light de combater as novas cepas do novo coronavírus.

De acordo com pesquisadores, a ideia é induzir o desenvolvimento de anticorpos em cerca de 97% dos vacinados após 28 dias da inoculação. A vacina russa utiliza plataforma de vetor adenoviral humano e segundo testes clínicos, provou ser segura e eficaz, sem efeitos colaterais.
A taxa foi obtida com dados de russos vacinados com apenas uma dose entre 05 de dezembro e 15 de abril. Segundo o Gamaleya, o índice de infecção na população adulta foi menor do que 0,3%, enquanto entre adultos não vacinados atingiu em 1,35%.
A promessa do laboratório russo é entregar uma vacina com custo menor – aproximadamente 10 dólares, equivalente, hoje, a R$ 52, e deverá ser exportada para parceiros internacionais.
Fonte: Agência Rádio 2