Retorno da vacinação para idosos tem filas, aglomerações e revolta em Franca; assista

No primeiro dia de retorno da vacinação contra a Covid-19 para idosos, muitos deles tiveram que enfrentar longa espera em vários pontos de aplicação das doses, em Franca (SP). Nas primeiras horas do dia, o que se viu foi aglomerações em várias UBS (Unidade Básica de Saúde) e fila quilométrica formada por veículos em um dos postos no modelo drive-thru na cidade.

Nesta terça-feira, foi iniciada a vacinação da primeira dose para os idosos, com 77 anos completos ou mais, incluindo as pessoas de 80 até 89 anos, que ainda não receberam a vacina. Em poucas horas, as vacinas acabaram e muitos tiveram que voltar para casa sem ser imunizados.

Idosos foram aglomeração e fila na UBS do Jardim Aeroporto na manhã desta terça-feira (2), em Franca. Fotos: WhatsApp

Em um vídeo, uma mulher que levou a mãe, de 87 anos, gravou um vídeo em que relata a situação e muita revolta da população que aguardava nos carros e não foram informados sobre o fim das doses. As imagens foram gravadas no posto drive-thru no Franca Shopping. Veja abaixo:

Imagens que circulam em grupos nas redes sociais, mostram a UBS do Jardim Aeroporto completamente lotada. Na imediações da avenida que dá acesso ao Franca Shopping – posto drive-thru de vacinação -, os idosos aguardaram muitas horas nos carros para serem vacinados e reclamaram da falta de serviços, como banheiros, por exemplo.

Longa fila de carros foi formada logo nas primeiras horas de hoje em avenida que dá acesso ao Franca Shopping. Foto: WhatsApp

O Franca Shopping que informou que a logística dos postos de vacinação é feita pela Prefeitura e que o centro de compras apenas abriu o espaço para o modelo drive-thru e que apoia sempre o programa de imunização local. Quanto aos banheiros, o local disponibiliza um a partir das 9h, quando tem início a imunização e que aguarda novas informações da Prefeitura sobre a chegada de novas doses para continuar a vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu, do Governo do Estado, 7.919 doses de vacina contra à Covid-19, destinadas para a primeira dose da vacinação para o público-alvo estabelecido pelo Estado, desde o começo do Programa de Imunização. Esta quantidade de doses encaminhada pelo Estado é insuficiente para atender o público-alvo, que começou na faixa etária de 90 anos ou mais, depois de 85 anos ou mais, 80 ou mais e, por último, 77 anos ou mais, que é composto por 13.078 pessoas em Franca.

Em nota, ainda comunicou que a mesma situação foi registrada para a vacinação dos profissionais de saúde, cujo público estimado é de 10 mil pessoas e foram encaminhadas, pelo Estado, para o município, 8.146 doses.

Com relação ao atendimento prestado nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde reconhece o registro de falhas estruturais e, informa que, serão adotadas todas as medidas para correções no atendimento.

A Prefeitura solicitou mais doses para a cobertura vacinal do público-alvo. A Prefeitura também decidiu que, assim que o município receber uma nova grade de doses, a prioridade é disponibilizar as vacinas ao público-alvo de 77 anos ou mais, que, pelo calendário estipulado, não recebeu a primeira dose do imunizante. Somente após cumprir a meta, a imunização será estendida para novos públicos-alvo.

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está mantido a partir desta quarta-feira, 3, o atendimento, exclusivo, para a aplicação da segunda dose da vacina contra à Covid 19 para os idosos com 90 anos ou mais e para os profissionais de saúde da linha de frente de atendimento.

Os idosos estarão sendo atendidos em 4 Unidades Básicas de Saúde, sendo Leporace, Brasilândia, Estação e Ângela Rosa, das 9h às 13h, além do posto Drive Thru do Franca Shopping, das 9h às 18h. Já os profissionais de saúde da linha de frente poderão procurar as UBS do Parque do Horto, Luíza, Aeroporto I e Paulista, das 9h às 13h e no posto Drive Thru, no Poliesportivo, das 9h às 18h para a segunda dose.

A principal recomendação a essas pessoas é para que apresentem um documento pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose.

Reportagem: Thiago Garcia

*Atualizada às 19h10, de 2 de março de 2021, após o envio da nota pela assessoria de comunicação da Prefeitura 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *