Jovem que teve parto com Covid está em estado grave; bebê respira por aparelhos

É grave o estado de saúde da jovem que passou por um parto durante tratamento contra a Covid-19, em Franca (SP). Segundo informações da assessoria da Santa Casa, a paciente, de 21 anos, continua internada na Ala Covid, no Hospital do Coração.

O bebê teve melhora significativa após quadro grave, mas ainda está respirando com ajuda de aparelhos, recebendo dieta por sonda e mantém medicação para crise convulsiva.

A mãe foi a primeira gestante com Covid-19 a ter o parto de emergência realizado pelo Grupo Santa Casa. O procedimento foi realizado no último dia 11 e teve a participação de uma ampla equipe médica.

Equipes de Anestesia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e da UTI Infantil garantiram a integridade da mãe e do bebê (Foto: Divulgação/Grupo Santa Casa de Franca)

Em sua primeira gravidez, com gestação de 34 semanas e 6 dias, o quadro da mesma não vinha apresentando melhora, mesmo com todas as medidas do tratamento. Foi então constatado que a gestação não estava colaborando para a recuperação da paciente, por vários motivos, entre eles, por uma questão anatômica que dificultava a expansão da caixa torácica, prejudicando a ventilação.

Foi então que os médicos tiveram que tomar uma difícil decisão e partiram para o parto emergencial por cesárea e conseguiram salvar as vidas da mãe e do bebê, que nasceu pesando 2,290Kg e 51 centímetros. Benício, passou por manobras de reanimação neonatal, que também foram realizadas com êxito.

Logo após o nascimento, a equipe fez a coleta de material para realização de todos os tipos de exames de detecção da Covid-19, para garantir o acompanhamento e tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *