Gustavo Conti é o novo treinador da Seleção Brasileira de basquete

A Seleção Brasileira tem um novo comandante. Trata-se do técnico Gustavo De Conti, tricampeão do NBB e eleito quatro vezes o Técnico do Ano do maior campeonato do país. O treinador de 41 anos chega para o lugar do croata Aleksandar Petrovic, que esteve à frente do selecionado verde-amarelo por quatro anos.

Seleção volta a ter um técnico brasileiro depois de 13 anos (Divulgação/CBB)

De Conti será o primeiro brasileiro em 13 anos a assumir a prancheta da Seleção – o último foi Lula Ferreira, em 2008. Seu primeiro compromisso pelo Brasil será os jogos contra o Chile, nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023.

“Estou muito feliz com a oportunidade. É um sonho, desde que me tornei treinador de basquete eu sonho em treinar a Seleção Brasileira e poder representar meu país. Quero agradecer muito ao Flamengo pela compreensão, pelo apoio e pela liberação para que eu possa exercer o cargo também na CBB, juntamente ao clube.” disse Gustavo de Conti.

“Agradeço ao presidente Rodolfo Landim, ao vice-presidente de Esportes Olímpicos, Guilherme Kroll, e ao diretor da Pasta, Marcelo Vido. Acho importante exaltar também o trabalho de toda a comissão técnica do Flamengo e agradecer aos meus companheiros, que são fundamentais para que eu exerça minha função no dia a dia. E, claro, minha família, que sempre me apoiou e sonhou junto comigo com esse momento” completou o treinador.

Gustavinho iniciou sua jornada no basquete ainda criança, com sete anos de idade. Na base de São Paulo, ele jogou pelo Corinthians, Monte Líbano, Ypiranga e por último o Paulistano, onde decidiu encerrar sua carreira aos 23 anos e iniciou sua trajetória como treinador.

Como treinador, De Conti acumula mais de 20 anos de experiência. Multicampeão na base paulista, o técnico teve sua primeira oportunidade no adulto em 2010, no Paulistano. Por lá, ele ficou até 2018 e deixou um extenso legado: duas vezes Técnico do Ano (13/14 e 17/18) e campeão do Paulista 2017 e do NBB 2017/2018.

Depois de dar ao CAP seu primeiro título nacional na história, Gustavo De Conti se transferiu para o Flamengo, onde seguiu ganhando títulos. Foram três Estaduais (2018, 2019 e 2020), duas Copas Super 8 (2019 e 2021), dois NBB’s (18/19 e 20/21) e a inédita Basketball Champions League Américas 2021, além de mais dois Troféus Ary Vidal de Técnico do Ano (18/19 e 20/21).

“Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo” finalizou De Conti.

Fonte: LNB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *