Franca (SP) renova convênio para tratamento de dependentes químicos

A Secretaria de Saúde de Franca (SP) renovou o convênio com comunidades terapêuticas da cidade para o acolhimento de pacientes, que necessitam de tratamento para dependência de álcool e drogas. A parceria foi estendida por um período de um ano, com as entidades Associação Núcleo de Apoio e Recuperação da Vida (NAREV), Desafio Cristão Nova Vida (DCNOVI) e Associação Mão Amiga Recanto da Janaína, possibilitando o atendimento de 50 pacientes do sexo masculino, nas três unidades, com investimentos superiores a R$ 500 mil.

O encaminhamento do paciente para o acolhimento nas unidades é dado pelo médico psiquiatra, após passar por tratamento no CAPS AD III Renascer (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), e for constatada a necessidade de um tratamento mais especializado, mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde.

O CAPS AD, administrado pela Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK), por meio de convênio, conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, farmacêuticos, monitores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, dentre outros e tem funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

O tratamento conta com atendimento psicoterápico e consultas individuais ou em grupos, participação em oficinas,  orientações e outras ações específicas para cada paciente. O CAPS AD III Renascer também conta com oito leitos disponíveis para o acolhimento por até uma semana, no máximo, dos usuários, após avaliação da equipe, respeitando a vontade do paciente, visando a reestruturação do indivíduo, melhora no quadro de saúde, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e reinserção na sociedade.

O paciente que necessita ser encaminhado para o acolhimento nas comunidades terapêuticas conta com um Projeto Terapêutico Singular, com os atendimentos e atividades voltadas para as suas necessidades, visando sua recuperação. Somadas ao tratamento são oferecidas 35 atividades e oficinas de saúde, educativas, esportivas, artesanato, culinária e até educação financeira. O tratamento tem duração de seis meses.

O CAPS AD III Renascer fica na rua Cavalheiro Petráglia, 82, na Vila Santos Dumont, próximo a UBS da Estação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *