Franca antecipa para sábado (27) o início da vacinação contra a Covid-19 para idosos de 80 a 89 anos

Franca (SP) deve receber nesta sexta-feira (26), nova grade de vacinas contra a Covid-19. Com isso, o município antecipou para sábado (27), o início da vacinação para idosos com idades entre 80 e 89.

Esse público terá a oportunidade de receber a primeira dose do imunizante, já que a região de Franca vai receber 7 mil vacinas da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) conforme anúncio feito pelo Governo de São Paulo.

A vacinação na cidade acontece, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, Jardim Paulista, Brasilândia, Ângela Rosa, Estação, Aeroporto I, Parque do Horto, Leporace e Jardim Luiza, além do formato drive-thru, no complexo Poliesportivo.

As novas remessas visam à imunização dos idosos nesta faixa etária que passa a integrar a campanha na próxima segunda-feira (1º), bem como à conclusão dos idosos com idade entre 85 e 89 anos, mas Franca decidiu antecipar o cronograma.

A divisão das grades é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O cálculo de distribuição para regiões e cidades tem como referência estatísticas populacionais e os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe de 2020.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, a campanha de imunização contra a Covid-19 no estado tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que o governo federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos serão divulgadas.

A vacina da Fiocruz também requer aplicação de duas doses para que o esquema vacinal seja completo, com intervalo de 12 semanas entre as doses, conforme consta em bula e indicado pelo PNI.

Fases da campanha em SP

A primeira fase da campanha começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI.

O PEI também definiu o início da segunda fase para 8 de fevereiro, contemplando idosos a partir de 90 anos e em idosos na faixa etária de 85 a 89 anos.

A partir do dia 1º de março será iniciada a vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos.  A inclusão de novos grupos populacionais é embasada no PNI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *