Falsa aplicação de vacina contra a Covid-19 gera polêmica em Franca (SP); assista

Um caso de falsa vacinação contra a Covid-19 foi registrado na manhã desta terça-feira (13), em Franca (SP). Em um vídeo gravado por um membro da família, mostra a idosa moradora no Jardim Consolação, momento em que vai receber a imunização, no entanto, ela precisa chamar a atenção de uma enfermeira que não aplica a dose.

Nas imagens é possível ver a mulher, supostamente estagiária em enfermagem, mostrando a seringa com a dose da vacina. Em seguida, ela aplica a agulha, mas não aperta a seringua. “Uai, você não apertou”, diz a idosa, de 67 anos. Em resposta, a mulher diz: “Nossa, moça! Você me desculpe, pelo amor de Deus… Eu já fiz tanta, que já estou ficando até ‘zureta’ já”, após furar novamente o braço da moradora.

Horas depois, um sobrinho da idosa retornou ao Poliesportivo para tentar esclarecer o ocorrido. Ao lado de uma responsável cujo o nome

“Eu vim esclarecer o caso da minha tia. Realmente foi uma falha, um erro, e a responsável está aqui se retratando, a mocinha que fez também. Ela é uma estagiária, mas isso não justifica. E realmente, tá sendo filmado, tá 100% organizado aqui. Não é nada de roubo, não é nada disso que a gente pensa. Primeira coisa é maldade e não é não. Ela já veio, não quer mostrar o rosto dela, mas a responsável está aqui, meteu cara, foi eu que fiz o erro”, explica o sobrinho no vídeo.

Segundo foi informado para o parente da idosa, após ser colocado o imunizante na seringa, eles mostram a dose, mas como a mulher falou rapidamente que ela não havia injetado, não teria dado tempo da enfermeira aplicar a vacina. No entanto, no vídeo é possível ver que a agulha é retirada e depois a mulher questiona sobre a aplicação. Veja o vídeo completo.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Franca que em nota esclareceu que “o fato foi percebido de imediato e, em fração de segundos, a vacinação foi prontamente concluída, sem prejuízo à pessoa vacinada” e que “todos envolvidos na linha de frente da Campanha de Imunização recebem capacitação de acordo com as orientações do Documento Técnico – Campanha de Vacinação contra a COVID 19, do Governo do Estado de São Paulo”.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre a vacinação Contra a COVID 19 desta terça-feira (13), que uma acadêmica de enfermagem, por falha humana, inseriu a agulha no braço de uma munícipe e sem, inicialmente, finalizar o procedimento de aplicação do imunizante. No entanto, o fato foi percebido de imediato e, em fração de segundos, a vacinação foi prontamente concluída, sem prejuízo à pessoa vacinada.
Todos envolvidos na linha de frente da Campanha de Imunização recebem capacitação de acordo com as orientações do “Documento Técnico – Campanha de Vacinação contra a COVID 19”, do Governo do Estado de São Paulo. Os acadêmicos são acompanhados por supervisores das instituições de ensino.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido e esclarece que está sendo reiterada à equipe de vacinação a orientação em relação aos procedimentos técnicos de rotina e sobre a necessidade de demostração e comprovação da dose aplicada aos vacinados, imprescindíveis para garantia da segurança do público vacinado, assim como a transparência, lisura e eficácia do procedimento realizado. O Centro Universitário Municipal de Franca reforça que todo o protocolo para a aplicação da vacina está sendo adotado, com a devida supervisão. No ocorrido, assim que foi percebido que a vacina não havia sido injetada na paciente, o procedimento foi refeito, de forma correta e segura. As responsabilidades sobre o ocorrido serão apuradas na Instituição.

Comunicação
Prefeitura de Franca
Centro Universitário Municipal de Franca

Reportagem atualizada em 13 de abril de 2021, às 18h20, após a divulgação da nota Prefeitura de Franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *