Dores musculares e na coluna podem ser causadas pela falta de movimentação do corpo
Um estudo global, realizado em 2020, mostra que o fechamento de parques, academias e espaços voltados para a prática esportiva contribuiu para o aumento do sedentarismo.
O isolamento social também fez as pessoas ficarem mais tempo sentadas diariamente, principalmente na frente do computador ou utilizando o celular.
Uma das consequências foi o crescimento de problemas muscoesqueléticos, com queixas principalmente de dor nas costas e no pescoço.
De acordo com a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, o nosso corpo tende a buscar o melhor desempenho com o mínimo esforço.
Por isso, quando deixamos de utilizar alguma parte, ele se adapta à posição que exige menos amplitude de movimento e começam a surgir os problemas posturais.
Esse encurtamento muscular passa a comprometer os movimentos do dia a dia, como abaixar para amarrar os sapatos ou tentar pegar um objeto no alto.
Nos quadros iniciais e agudos, a recomendação pode ser realizar a fisioterapia com RPG, a Reeducação Postural Global, técnica que promove alongamento por meio do equilíbrio e da manutenção da postura.
Outra opção para prevenir novos quadros de dores é o Pilates, que traz benefícios como fortalecimento muscular, controle da respiração e aumento da flexibilidade.
Para cada caso, o ideal é sempre consultar um especialista para que ele indique qual a prática mais adequada.
Reportagem: Sig Eikmeier /Agência Rádio 2