Cuidados com a saúde bucal dobram na rede pública em Franca (SP)

Os mais recentes números divulgados pela Secretaria de Saúde de Franca (SP), referentes apenas aos atendimentos odontológicos na rede pública, demonstram um crescimento acima do esperado. Em 2020, os atendimentos registrados eram em torno de 80 a 90 pacientes por dia e passaram para 220 pacientes/dia, ou seja, mais que o dobro.

Junto com a estruturação envolvendo a recomposição do quadro de profissionais e equipamentos nas UBS (Unidade Básica de Saúde), outro foco da Prefeitura está em humanizar cada vez mais os atendimentos oferecidos à população. Esse crescimento nos atendimentos odontológicos está centrado na parte primária, cuja porta de entrada são as 16 UBS instaladas pela cidade, atuando com dois a três dentistas, diariamente das 7h às 18h e a UPA Sul, no Jardim Aeroporto I.

Para se ter uma ideia deste crescimento, os números saltaram de 1,5 mil, em janeiro deste ano para 2.540 procedimentos, em março.

UPA Sul amplia atendimentos

Paralelamente a esse atendimento primário, disponibilizado através da rede de UBS, a partir da última semana, foi  implementado e ampliado os horários de atendimento odontológico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Jardim Aeroporto, região Sul da cidade, para os casos de urgência.

De segunda a sexta-feira, os atendimentos passaram a ser prestados das 8h às 20h. Se enquadram nessas situações, fortes dores de dente, traumas, endemas e até mesmo extrações, quando for essa a única alternativa, que deverá ser avaliada pelo plantonista. Aos sábados e domingos, outra ampliação de horário, onde o usuário pode ser assistido em casos de urgência e emergência durante os dois dias.

A Secretaria de Saúde mantém profissionais dentistas na UPA-SUL, que atendem das 8h às 12h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *